O Palácio do Buriti é o prédio oficial da sede do governo brasileiro, localizado na região central de Brasília, DF. Foi desenvolvido pela arquiteta Lúcio Costa e inaugurado em 21 de abril de 1960. É um prédio de seis andares, com 31,2 mil metros quadrados de área construída, possuindo escritórios, salões de eventos e diversos espaços destinados a diversos fins. Sua arquitetura é caracterizada por uma fachada principal composta por vidros e dividida por duas colunas que formam um portão. Além disso, possui rampas de acessibilidade, lanchonete, estacionamento, jardins e até mesmo uma horta. É a residência oficial do presidente brasileiro e também é usado por ministros, secretários e outros funcionários do governo federal. O Palácio do Buriti foi também palco para muitos eventos importantes e programas culturais, como as Conferências Nacionais da Preparação para o Terceiro Milênio e o Fórum Social Mundial.:
Arquitetura
Palácio do Buriti Brasília:
O Palácio do Buriti foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que também é responsável por outros importantes projetos de arquitetura na cidade, como a Catedral de Brasília e o Planalto. O palácio usa linhas retas e ângulos agudos para dar a sensação de modernidade e elegância, e as suas paredes são decoradas com mosaicos geométricos coloridos que lhe conferem um toque característico.
Lugares de Interesse
Palácio do Buriti Brasília:
Dentro do Palácio do Buriti, existem vários espaços interessantes para visitar, incluindo a Sala do Congresso, que tem capacidade para 1.000 pessoas, e o Salão do Presidente, onde o Presidente do Brasil pode se encontrar com membros do governo e importantes visitantes. O palácio também conta com um jardim vertical, um grande terraço coberto com mosaicos e muitos outros espaços interessantes.
Cultura
Palácio do Buriti Brasília:
O Palácio do Buriti também serve como um importante meio de manifestação cultural, com eventos regulares de música, dança e artes performativas acontecendo regularmente no local. O palácio também ostenta algumas das principais obras de arte do país, incluindo esculturas de Niemeyer e pinturas de outros artistas brasileiros.